O Que é Cartão de Ponto?
O registro de ponto é algo que vem preocupando muitos empresários, em virtude do trabalho em home office.
De acordo com o Art. 74 da CLT, empresas com mais de 10 colaboradores devem, obrigatoriamente, realizar o registro dos horários de entrada e saída dos empregados.
Isso inclui tanto os horários de início e fim de expediente como as marcações de intervalos. Ou seja, funcionários que trabalham 8 horas por dia, por exemplo, devem marcar pelo menos 4 pontos por dia: entrada, saída para almoço, retorno do almoço e fim da jornada diária.
Desse modo, o cartão de ponto nada mais é do que uma ferramenta de registro utilizada pelas empresas que operam dentro das leis da CLT. A marcação de ponto pode ser manual ou online, por exemplo.
Somente as empresas com mais de 10 colaboradores devem marcar o ponto?
Não, a lei obriga somente as empresas com mais de 10 colaboradores a essa formalidade, mas para um controle organizado e até mesmo íntegro das horas trabalhadas, todas as empresas, até mesmo as com apenas um funcionário deve adotar um método de marcação de ponto.
Esse documento gerado pelo registro de ponto será um documento oficial que poderá até mesmo ser útil no caso de ações trabalhistas.
Ponto no Home Office
O home office tem sido a única alternativa que muitos encontraram para a situação atual que estamos vivenciando por conta do Covid-19.
Muitos empreendedores ainda não sabem, mas já existem algumas tecnologias que são capazes de manter em dia o ponto dos seus colaboradores.
Saiba as vantagens de ter um ponto on line em sua empresa
Através do ponto eletrônico, o empreendedor consegue ter uma transparência ainda maior com seu colaborador para administrar suas atividades em época de quarentena.
A marcação de ponto, pode ser feita de forma digital, podendo ser de qualquer dispositivo como notebooks, tablets ou smartphones através de aplicativos que usam o método online de registro das horas trabalhadas.
Veja também: Saiba como motivar os colaboradores durante o Home Office
O ponto digital (on line) funciona exatamente como o modelo manual e como os relógios biométricos. Porém, oferece algumas facilidades para quem o utiliza:
- Registro de ponto com geolocalização
Para quem trabalha em home office ou possui colaboradores que trabalham fora do escritório, essa é uma ótima opção.
Desse modo, com a geolocalização, é possível saber exatamente onde o seu funcionário estava na hora de bater o ponto – o que garante que suas atividades estão sendo cumpridas como o combinado;
- Auditoria em tempo real
O sistema de gestão de jornada online, gestores e setor de RH conseguem acompanhar a marcação de ponto dos colaboradores na hora em que acontecem.
Isto é: se alguém tiver um atraso muito grande ou precisar faltar por que está doente, é possível reorganizar os times mesmo a distância;
- Relatórios de horas
No final do mês, ao invés de somar as horas trabalhadas, horas extra e banco de horas de cada colaborador, o sistema oferece um documento detalhado para você.
Assim, basta exportar esses dados para o seu sistema de folha de pagamento e automatizar todo o processo;
- Gestores e RH conectados
Através do ponto online, o gestor da equipe trabalha em paralelo ao setor de RH para realizar a gestão de jornada. Além de facilitar as tarefas para os dois lados, essa prática também cria uma proximidade entre os diversos setores da empresa e o RH.
Para te ajudar, fizemos uma seleção de aplicativos que irão tornar seu home office ainda mais produtivo durante a quarentena, saiba quais são:
- 01. Ponto mais (nosso queridinho)
O Pontomais é um sistema de controle de ponto e gestão de jornada de trabalho online. A plataforma permite o registro de ponto a distância via web, aplicativo e QR Code.
Além disso, possibilita a integração com relógios de ponto físico.
- 02. Ahgora PontoWeb
O Ahgora PontoWeb é uma solução integrada que, além de fazer a gestão do ponto a distância, também cuida do acesso físico de funcionários.
- 03. OiTchau
O sistema permite que o gestor crie jornadas de trabalho semanais, com limites de marcação de ponto, que podem ser usados para controlar a realização de horas extras.
Portanto, todas as vezes que os limites pré-estabelecidos são ultrapassados, o gestor recebe uma notificação imediatamente para que possa tomar providências, caso queira.
- 04. PontoTel
Destaca-se com o reconhecimento facial e biométrico, gera relatórios customizáveis com métricas que acompanham o planejamento financeiro, a partir das faltas, atrasos, quantidade de horas extras realizadas, entre outros indicadores.
Vale lembrar que diante a situação de isolamento social, o regime de trabalho a distância foi instituído em caráter excepcional.
É por esse motivo que o controle de ponto deve seguir o contrato de trabalho previamente firmado entre a empresa e o colaborador.
Saiba mais: Crédito para pequenas empresas: O que muda com a MP 944/20
Deixe uma resposta