Líder ou Chefe, o que você é?

Líder ou Chefe, o que você é?

Desde quando começamos ir à escola já percebemos que sempre tem aquele aluno que se sobressai, que toma a frente para escolher o time de futebol na aula de educação física, que sempre é o ajudante do professor, que organiza e delega as funções de cada colega na elaboração do trabalho de casa… E por aí vai…

Relembre um pouquinho do seu passado… Você era esse aluno? Se a resposta for NÃO, não precisa se desesperar… Sabe por quê?

Porque Líderes podem não ter nascido com essas características, mas com certeza conseguem desenvolve-las ao longo da vida.

Mas qual a diferença entre chefe e líder?

 Tem muita gente que ainda acredita que liderança é exercida pelo grito, que é apontar o dedo e dar ordens para os outros, sem aceitar questionamentos.

Mas isso não é ser líder, é ser Chefe. Chefe é aquela pessoa autoritária, que impõe ordens, centraliza o poder e pensa apenas nos resultados e lucros.

Além disso, quando o assunto é tomar decisões o chefe vai querer sempre decidir sozinho, pois não abre espaço para opiniões nem proposta de melhoria que pode ajudar.

Por outro lado, líder é aquela pessoa que “veste a camisa” da empresa com uma parcela de talento, mas também muito esforço e trabalho. Claro que o líder também procura aumentar os rendimentos e a produtividade da empresa, porém sem se isolar da equipe.

O líder busca aprendizado constante e supervisiona o trabalho de sua equipe de forma solidária, com visão geral sobre as necessidades tanto de seus colaboradores quanto da empresa.

Um verdadeiro líder não é aquele que lidera por meio de ameaças e má educação, mas sim àquele que fica à frente de seus liderados e lidera pelo exemplo.

 Resumindo: Líder não é aquele que dá ordens. É aquele que dá o exemplo!

 Mas quais são as características de um líder?

Colaboração é a palavra chave. Cada vez mais o papel do líder é ser parte integrante de sua equipe e não o seu cacique.

O líder efetivo tem cheiro de gente. Ele conhece e “lê” as pessoas, comportamentos, sinais e palavras. Ou melhor, ele interpreta o que está por trás de cada uma das atitudes de seus funcionários.

Um bom líder é um excelente comunicador, além disso, é extremamente motivado, prático e com instinto executor, que consegue resolver problemas por meio de soluções sensatas e positivas.

Todas essas características podem ser resumidas em uma frase: Liderar é se conectar ao outro de tal forma que consiga extrair o melhor que cada pessoa.

Mudando um pouco de cenário…

 Você já reparou na dinâmica dos times de futebol? Quando o time começa a perder vários jogos constantemente, o clube interfere e troca o treinador.

Você já se deu conta de que esse procedimento é seguido mesmo quando apenas dois ou três jogadores apresentam problemas e não o time todo?

Sabe por que isso acontece? Porque os resultados apresentados por uma equipe são reflexos direto da liderança que ela possui. Se dois ou três jogadores não estão engajados, o treinador falhou em mostrar para eles a importância do papel deles na equipe, a importância e o sentido do que estão fazendo.

Por isso, o maior diferencial competitivo de um grande líder nesse novo cenário é ser cada vez mais humano!

Quer ser reconhecido como um líder referencial?

 Continue a pensar no capital da empresa, mas sem esquecer do capital humano!

Eaí, reconheceu alguma característica em você? Que tal trabalhar essas características com sua equipe?

Inspire quem está ao seu lado através da sua liderança!

Para melhorar a sua liderança, não deixe de ler nosso artigo sobre gestão empresarial. É só acessar o link -> http://www.contabilize.com/3-sinais-de-que-a-falta-de-gestao-esta-presente-em-seu-negocio/

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Conte com dicas valiosas para o crescimento de sua empresa!