Restaurar negócios após a pandemia exigirá estratégias bem elaboradas por parte dos empresários

Restaurar negócios após a pandemia exigirá estratégias bem elaboradas por parte dos empresários

A crise provocada pelo coronavírus afetou as atividades de 86% das empresas e causou o fechamento de mais de 716.000 empresas fecharam as portas.

De acordo com a Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Realizada em Julho e divulgada essa semana, mostra que mais de 50% dos empresários estão enfrentando dificuldades para pagar as despesas.

Porém, o dado que mais chama a atenção nos cálculos do IBGE é que 3 em cada 4 consumidores pretendem manter a redução do consumo após a pandemia. 

Em outras palavras, essa situação pode não ser a mais promissora para os empreendedores. 

Sendo assim, especialistas apontam que, além da redução no consumo causada pela crise econômica, também existem grandes mudanças nos padrões de comportamento de consumo. 

Para manter as atividades normais durante a pandemia, os empresários irão ter que se adaptar a esses novos métodos de serviço aos clientes.

A Crise está pressionando o alerta vermelho   

São poucas as empresas que estão preparadas para essa mudança.  

Ou seja, as empresas terão que se esforçar bastante para mudar o seu negócio, seja para atender durante a pandemia e conseguir não falir. Ou para atender o novo hábito de consumo do seu cliente.

Uma saída para os empreendedores se reinventarem, é passar pelo processo de Turnaround. 

O que é Turnaround?

O Turnaround é um conjunto de ações estratégicas com vistas ao reposicionamento da seu negócio no mercado. Primeiro, é feito uma análise detalhada a partir da contabilidade da sua empresa, dos seus processos administrativos, da gestão de pessoas e da relação com fornecedores e parceiros. 

Portanto, para que isso seja feito de maneira correta, é preciso ter uma contabilidade 100% confiável. 

Leia também: contabilidade de sucesso 

Os empreendedores precisarão ter um olhar mais treinado e qualificado, visto que, em geral, quando se começa um processo de Turnaround não se tem nenhum recurso para gastar com o que não é absolutamente necessário.

Veja também: 5 dicas de como economizar durante a crise

Depois dessa análise, os empresários precisam analisar qual é o melhor caminho para que essa mudança dos seus negócios ocorra.

Várias empresas conhecidas tem passado, desde 2016 por esse processo de Turnaround. 

Entre elas estão a Magazine Luiza e o Pão de Açúcar.  

Porém, essa reestruturação de empresa é possível para todos os tamanhos de empresas.  

Ainda assim, os micros, pequenos e médio empresários irão precisar se reestruturar de maneira mais rápida que as grandes empresas. 

Motivo? 

Menos reserva, menor capital de giro e mais dificuldade de acesso à créditos. 

Portanto, se essas empresas não se adaptarem à nova realidade, certamente vão sentir na “pele” que sobreviver à crise e se reposicionar no mercado é extremamente difícil. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como sobreviver pós crise, entre em contato com a Contabilize e saiba como podemos ajudar seu negócio!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Conte com dicas valiosas para o crescimento de sua empresa!