Primeiramente, para manter uma empresa ativa no mercado e evitar que sua credibilidade seja afetada, é fundamental proteger o nome do seu negócio, ou seja registrar a sua marca.
Mas isso só é possível através do registro de marca no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Apenas quem possui uma marca registrada está 100% protegido legalmente de cópias e tem o direito de utilizá-la com exclusividade no seu segmento, em todo o país.
Veja também: Conheça os principais documentos para abrir uma empresa
E se eu não quiser registrar minha marca?
Nada impede que outras empresas utilizem a sua marca, promovendo a concorrência desleal através do seu uso indevido. Ou mesmo que registrem sua marca antes de você e te comuniquem judicialmente para deixar de usá-la.
Foi exatamente o que aconteceu com os irmãos McDonald’s:
Ao iniciarem o primeiro restaurante nos Estados Unidos, os irmãos Mac e Dick McDonald não tinham em mente a dimensão que seu serviço poderia alcançar, mas o atendimento diferenciado chamou atenção de Ray Kroc.
Kroc viu a oportunidade de expandir os negócios da marca e propôs aos irmãos fundadores que permitissem franquear o restaurante.
Ao mudar o nome da franquia para The McDonald’s Corporation, ele reformula os termos do acordo entre as partes, de modo que o vínculo entre os fundadores e o responsável pela consolidação da marca tenha sido garantido apenas por um aperto de mão.
Por fim, os irmãos Mac e Dick são deixados de fora do negócio e Ray Kroc continuou a enriquecer sob a fama e o impacto da rede de fast-food.
Mas afinal, quem é o dono da marca McDonald?
Diante da história da franquia e dos fundadores, a resposta pode surpreender: o próprio Ray Kroc, e não os irmãos McDonald!
Isso mesmo, o registro foi feito sob a responsabilidade jurídica de quem alavancou os negócios da empresa mas não de quem, de fato, a criou.
Esse fato é tão relevante que os irmãos Mac e Dick tiveram de mudar o nome de seu restaurante inicial para não terem problemas legais com a McDonald’s.
Dessa forma, agora que você já sabe a importância de ter um registro e não pense que esse procedimento é apenas mais um custo sem sentido.
Portanto, o valor do gasto é muito pequeno se comparado aos benefícios. Pois o registro de marca é um investimento, e não uma despesa.
Leia também: Cuidado, a inadimplência ainda vai falir a sua empresa
Daqui alguns anos você poderá se arrepender de não ter feito hoje.
Qual é a diferença de fazer o registro de marca sozinho e fazer com a Contabilize?
- Somente um profissional com expertise no assunto, poderá realizar a pesquisa de marca no INPI de modo adequado, verificando a disponibilidade e a classificação correta da sua marca;
- Semanalmente são registradas aproximadamente 20 mil marcas novas, e somente através um sistema específico o controle de colidências é possível, evitando o deferimento de marca igual ou semelhante a sua;
- Possuímos um controle de prazos que é realizado através de um sistema específico evitando, assim, o arquivamento de seu pedido/registro;
- Contadores são os profissionais mais adequados para elaboração de todos os processos necessários para regularizar e proteger sua empresa;
- Nossa equipe é altamente qualificada para atender com excelência. Orientando, dando sugestões e esclarecendo dúvidas, focando sempre na transparência e satisfação dos nossos clientes.
Deixe uma resposta