Você sabia que a inadimplência de micro e pequenas empresas bateu novo recorde em maio desse ano?
Pois é… Segundo dados da Serasa Experian, o número de inadimplência chegou a 5,434 milhões, e é considerado o maior índice desde 2016.
Para assustar um pouco mais, também segundo a Serasa Experian, em maio deste ano, o número total de empresas inadimplentes de TODOS OS PORTES foi de 5,727 milhões. Em comparação ao mês de abril, houve um aumento de 0,7%.
Porém, as micros e pequenas empresas representam 95% do total de inadimplência de todas as empresas existentes no Brasil.
Esses números são preocupantes, não é verdade?
Mas um dos grandes culpados disso tem nome e sobrenome: MÁ GESTÃO EMPRESARIAL.
É isso mesmo, sua empresa está inadimplente porque depende do pagamento do seu cliente para manter a saúde financeira em dia.
A falta de gestão financeira, a qualidade inferior dos produtos (que gera reflexos na satisfação dos seus clientes, e dos clientes do cliente) e a ausência de investimentos (em produtos, melhorias, expansão, marketing) mostram uma capacidade menor de desenvolvimento.
E em algum momento, isso pode gerar grandes problemas financeiros e consequentemente atrair a inadimplência.
Para tentar driblar a inadimplência no seu negócio, é importante:
Aprender a identificar aquele cliente que te traz prejuízos… “Esse mês estou um pouco sem dinheiro, sabe como anda o país, né. Posso te pagar só mês que vem?
Clientes que prejudicam o desenvolvimento do seu trabalho, que menosprezam o seu serviço para pagar menos e que te comparam com outras pessoas da mesma profissão, são aqueles que sugam seu tempo e custam caro. Por isso, é importante identificar quem são esses clientes e analisar se vale a pena mantê-los, e isso já é um grande passo para o “adeus a inadimplência da sua empresa”.
Além disso, a realidade econômica do país, do mundo ou mesmo do setor de atuação do seu cliente, são fatores relevantes para alertar a uma possível situação de inadimplência.
Por exemplo, suponhamos que o seu potencial cliente é uma pequena fábrica de brinquedos artesanais. Em uma situação de crise financeira no país, onde as pessoas só gastam com coisas que sejam essenciais, provavelmente a venda de brinquedos (principalmente estes que possuem maior valor agregado) terá uma baixa.
Assim, se essa empresa te procura para fechar um contrato, é melhor restringir um pouco mais as opções de crédito, a não ser que você esteja disposto a correr riscos.
Por outro lado, se este cliente tiver um histórico positivo e se apresentar organizado e com uma estrutura financeira sólida, ainda assim é bom fazer um acompanhamento próximo. Por isso, toda analise é importante.
Outra super dica é:
Ler nosso artigo sobre gestão empresarial, é só acessar o link -> http://www.contabilize.com/3-sinais-de-que-a-falta-de-gestao-esta-presente-em-seu-negocio/.
Lá, você vai encontrar dicas de como gerenciar com qualidade sua empresa e aumentar seus resultados, o que contribui para diminuir a inadimplência da sua empresa.
A Contabilize está preparada para te ajudar a sair da inadimplência e ter Sucesso!
Fonte: O Globo
Deixe uma resposta