5 fatores que levam uma empresa à falência

O sonho de todo empreendedor é ver sua empresa prosperar, não é mesmo? Quando temos um negócio próprio e ele começa a crescer, a vontade de ir além aumenta a cada dia.

No entanto, não só de positividades vive uma empresa, principalmente se o empreendedor não se atenta aos esforços e comprometimento necessários para que tudo continue bem.

Mas como assim esforços? Já não basta estar vendendo e evoluindo? Bom, ter um negócio envolve muito mais do que colocar uma ideia em prática. O engajamento da equipe, comprometimento, planejamento, controle financeiro e comunicação são elementos-chave para qualquer empresa progredir.

Resultado de imagem para gif pensando

Quando esses e outros fatores não estão alinhados, as chances de uma empresa ir a falência aumentam e muito! Portanto, hoje vamos te mostrar os 5 principais fatores que podem levar uma empresa à falência para que você fique sempre em alerta! Olha só:

Falta de planejamento

Quase tudo na vida funciona melhor com um planejamento, concorda? Planejar seus gastos, viagens, sua rotina…tudo fica mais fácil e parece que flui melhor! Com uma empresa não seria diferente, ainda mais com todas as tarefas e funções realizadas todos os dias.

Se não o maior, a falta de planejamento é um dos fatores que mais fazem uma empresa ir à falência. Muitos empreendedores vem essa palavrinha como um verdadeiro monstro e preferem fugir dela, pagando o preço por isso no final.

A nossa dica é levar bem a sério a ideia de que para cada ação, um planejamento tenha sido desenvolvido. A organização de um planejamento traz clareza de ideias e demonstra com mais facilidade onde você está errando.

Se você planeja suas ações com antecedência, as chances de evitar os erros são maiores, pois tudo estará “na ponta do lápis”. Num planejamento estratégico é possível compreender o contexto interno e externo da empresa, avaliar possíveis  riscos e oportunidades e traçar da melhor forma os objetivos e metas.

Tenha sempre em mente as seguintes questões: onde quero chegar? como chegar nesse lugar? estamos no caminho certo? Com elas, pode ter certeza que tudo ficará mais claro e sua empresa seguirá firme!

Dívidas

A palavra dívida chega a dar arrepios em muitos empresários. Infelizmente esse fato é bem sério e está relacionado a falta de controle financeiro, tópico que falaremos a seguir.

Bom, as dívidas nada mais são do que contas acumuladas durante um período, que se não pagas, viram uma bola de neve e trazem diversas consequências negativas que mancham o nome de uma empresa.

Portanto, não acumule dívidas! Pagar contas não é legal, mas não existe outra saída. Pagando tudo em dia você evita dor de cabeça, juros abusivos, inadimplência e nome sujo na praça!

Falta de controle financeiro

Lá vem ai mais um problema decorrente da falta de planejamento, só que dessa vez financeiro. Se sua empresa não sabe o dinheiro que entra e sai, sentimos em lhe dizer, mas você está com um grande problema!

O controle financeiro permite que você saiba de todos os seus gastos, evitando as famosas dívidas. Para isso, conte com planilhas, relatórios e tudo mais que te ajudar a manter os gastos e despesas em evidência e não se esqueça também do lucro.

Tudo precisa ser controlado para que suas finanças não fiquem no vermelho. Não é tão difícil assim né? Basta ter organização e disciplina!

Confusão com gastos

Se você toca a parte financeira da sua empresa sozinho, NÃO misture seus gastos pessoais com os gastos da empresa. Esse erro é muito comum, mas não caia nessa.

Pode não parecer, mas esse fator também pode fazer sua empresa ir à falência.

Falta de capital

Acredite, a falta de capital também afunda uma empresa. A falta de capital nada mais é do que falta de dinheiro. Vamos supor que você investiu muito em uma estratégia ou ação que não deu nada certo. No final das contas você terá perdido dinheiro.

Por isso a dica de ouro é: invista no que realmente vale a pena e se você tiver dinheiro “sobrando”. Muitas empresas se arriscam muito e perdem, portanto, seja cauteloso!

Resumindo, cuide muito para não cometer esses erros e continue firme com a sua empresa!

Fica de olho por aqui que semana que vem tem mais conteúdo para você!

#contabilize #contabilidade #falencia #empresas #dicas

 

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Conte com dicas valiosas para o crescimento de sua empresa!