“Ajude as pessoas a alcançarem todo o seu potencial. Flagre-as fazendo alguma coisa certa”.
O novo gerente minuto é uma nova edição, revisada, do livro Gerente Minuto, lançado em 1981. Com as transformações que estamos vivendo em nossas vidas profissionais, é necessário ter mais performance, entregar mais com menos. E os resultados são obtidos através de pessoas. Não podemos negligenciá-las.
A relação entre liderança e hierarquia hoje é obtida através de parceria, não uma estrutura vertical. Por mais que algumas empresas ainda trabalhem nesse molde, a ideia é que os relacionamentos sejam construídos na base da confiança mutua, acompanhamento à distância, elogios e redirecionamento na hora que acontece o certo ou o errado. Aquela ideia de feedback a cada 3 meses, 6 meses ou pior, 12 meses, passa a ser ultrapassada. A relação com o trabalho tem mudado, as pessoas não querem simplesmente ir trabalhar, fazer um trabalho automático e ir para casa. As pessoas tem buscado realização na vida, muitas por meio do trabalho.
O livro conta a história de um estudante que queria descobrir um gerente eficaz. Conversou com gerentes “durões” que focavam no resultado e com gerentes “bonzinhos” que se focavam em pessoas.
Mas cada um deles deixava a desejar em algum aspecto.
Ao se deparar com o Novo Gerente Minuto, e sua equipe de futuros gerentes minutos, aprendeu três segredos de gestão que irão facilitar a sua gestão:
1) Estabelecer OBJETIVOS- MINUTOS
Precisa ficar muito claro para você e para sua equipe o trabalho que você quer se seja desenvolvido. Incentive sua equipe a escrever os objetivos de forma que elas possam ler diariamente em um minuto. Isso impede a procrastinação, ajuda a manter o foco naquilo que é importante, urgente e nos objetivos da própria empresa. E também ajuda a alinhar as expectativas. Você sabe o que sua equipe irá desenvolver, você não precisa criar expectativas que serão frustradas futuramente. Sua equipe sabe o que tem que fazer, e você sabe o que será feito. Simples assim.
Inclua prazos de entregas e incentive-os a examinar o que estão fazendo. Ensine a sua equipe a pensar e analisar. Seu trabalho enquanto gestor é desenvolvê-los, não ser o centro dos problemas.
2) Distribuir ELOGIOS-MINUTO
A ideia desse segredo é elogiar sua equipe. Os gestores aprendem que devem apenas apontar os erros. Mas não, a pessoa precisa saber do seu valor dentro da companhia. Isso é algo gerado na nossa infância, quando tirávamos boas notas e nossas mães diziam que não fizemos mais que obrigação. Sim, sua equipe está na sua empresa para trabalhar. Fazer o certo é a obrigação deles, certo? Não, se você quiser apenas funcionários. Se você quiser ter COLABORADORES, que trazem soluções inovadoras, criativas e de fato colaboram com o sucesso da empresa, você precisa elogiá-los quando fazem um bom trabalho. Ao invés de ter marcação cerrada em cima da sua equipe para pegar um erro, porque não “ficar em cima” para flagrar uma atitude certa, inovadora, criativa, ousada?
Utilize apenas um minuto do seu dia para isso. No momento em que você flagrar essa atitude. Deixe claro para as pessoas que você confia nelas.
3) Fornecer REDIRECIONAMENTOS- MINUTOS
Quando um erro acontecer, ao invés de tomar aquilo como uma frustração, ou como algo pessoal, certifique-se de que estavam claros os objetivos da pessoa. Se não estavam claros, sinto informar, mas o erro é proveniente da sua gestão. Você esperava algo da pessoa, mas ela não tinha essa informação de maneira clara, então acabou não realizando o que você achou que estava claro.
Caso esteja claro para a pessoa, é necessário revisar o erro, o problema, de forma que se vier acontecer novamente, já tenha atitudes antecipadas que evitem que aconteça novamente. O segredo aqui é também levar apenas um minuto. Não é para aproveitar o erro e “lavar a roupa suja” demorando mais de 30, 40 minutos para um feedback, que deveria ser rápido. Por isso, assim que você tiver consciência do erro, precisa chamar o membro da sua equipe e dar esse redirecionamento. Não deixar ficar acumulando um monte de pequenos erros. Você pode perder um talento, que apenas precisava ser desenvolvido. Além de apontar o erro da pessoa, relembre no que a pessoa é boa, relembre de suas conquistas, e que elas são melhores do que seus erros.
O livro tem apenas 125 páginas, pode ser lido rapidamente. Vale muito a pena, para melhorar a gestão da sua equipe.
Gostou das dicas?
Conte pra gente se deu certo!
Deixe uma resposta